Pages

ESCOFFIER - O "pai" da Gastronomia

Georges Auguste Escoffier (28 de Outubro de 1846 – 12 de Fevereiro de 1935) foi um chef francês, restaurateur e escritor que popularizou e renovou os métodos tradicionais da culinária francesa. Bastante popular entre chefs e gourmets, foi um dos mais importantes expoentes no desenvolvimento da chamada Cozinha Francesa Moderna.
Muito de sua técnica foi baseado no trabalho de Antoine Carême. No entanto, o esforço de Escoffier foi focado no sentido de simplificar e modernizar o estilo de preparação e ornamentação de Carême.

Além das receitas que inventou e registou, outras contribuições suas

para a gastronomia foram elevá-la ao status de profissão respeitada e introduzir disciplina e sobriedade onde antes, havia desordem e bebedeira. Ele organizou as suas cozinhas através do sistema de brigadas, onde cada uma das secções era comandada por um chef de partie. Também substituiu a prática do serviço à francesa (servindo todos os pratos de uma única vez) pelo serviço à russa (um prato por vez, na ordem disposta no cardápio).

Escoffier nasceu em Villeneuve-Loubet, próximo de Nice. Aos 13 anos começou o seu aprendizado no restaurante do seu tio, em Nice. Em 1865, transferiu-se para o Le Petit Moulin Rouge restaurante em Paris. Aí permaneceu até o início da Guerra Franco-Prussiana em 1870, quando se tornou cozinheiro do exército. A sua experiência no exército levou-o a estudar a técnica de enlatar comida. Em 1878 ele abriu o seu próprio restaurante, Le Faisan d'Or em Cannes. Em 1880, casou-se com Delphine Daffis.
Em 1884, o casal muda-se para Monte Carlo, onde Escoffier assume o controle da cozinha do Grand Hotel.

Em 1903 Escoffier publicou a sua primeira grande obra, Le Guide Culinaire,
contendo 5.000 receitas. A importância deste livro no mundo da culinária francesa é inestimável e, ainda hoje, é utilizado como livro de receitas e também livro didáctico para a culinária clássica.

Em 1904 e 1912 Escoffier foi contratado para planear as cozinhas dos navios pertencentes à frota da Hamburg-Amerika Lines.

Escoffier faleceu aos 89 anos em Monte Carlo.